quinta-feira, 31 de julho de 2008

Careqa à espera de Tom Waits

Muito ousada a idéia de fazer versões em português de músicas do Tom Waits. Carlos Careqa, fã desde 1985, tratou da execução do projeto de um jeito cuidadoso. O cd “à espera de Tom” foi bem produzido. E o show, do mesmo título, divertidíssimo.

Show
O que me levou a sair de Osasco e ir a Santo André para pegar o show na faixa foi uma curiosidade absurda. Valeu a pena.

O artifício usado para desarmar fãs receosos do homenageado foi o deboche (talvez não pensado - dizem que pessoalmente Careqa é um ser engraçado). Tiradas surpreendentes, poses teatrais, traduções daquele inglês que todos compreendem, versos indecentes em tempos da reinação do politicamente correto, comentários ácidos do músico (Waits encarnado em Careqa)... tudo contribuiu para que o pensamento crítico não se apoderasse das mentes, deixando a recepção livre para receber de forma saudável as doses etílicas do show...

Cd
Em casa, com o cd, a coisa muda um pouco. Comecei a me perguntar por que não consegui escutar duas faixas até o fim - “Num trem de metrô” (Downtown train) e “Não baixe a cabeça assim”(Hang down your head).

Será que daria para fazer versões melhores dessas músicas? Ou as outras é que são mais desconhecidas para mim e, por isso, gostar delas foi mais fácil?

Não sei. Só sei que fico feliz em ver que ainda existem pessoas atrevidas nesse mundo, que está tão chato.

Nenhum comentário: